6 de fevereiro de 2009

LAGO GUAÍBA.



Quando ainda muito criança,ouvia todas as conversas que"criança não podia ouvir". Naquele século tudo era eterno, indissolúvel. Deus era mau e os comunistas comiam criancinhas.
Então alguém estava me engordando para comer a qualquer momento, pois na minha família todos eram comunistas!
O melhor seria não ficar em casa com os antropófagos.O Guaíba era a minha família...A praia o meu mundo...O castelo de areia com conchinhas coloridas a minha casa e os peixes que eu pescava, minha comida.Enquanto todos iam à igreja fazer catequese,eu dançava e cantava Chiquita Bacana só com a calcinha do biquíni na beira do Lago.Voltava só a noite para casa, murcha de tanto ficar dentro da água.De tanto brincar, nadar, cantar, inventar mil vidas, acabava desmaiando e dormindo no sofá na frente do rádio ouvindo repórter ESSO.
Porém, sempre tem um porém, o porém deve ser o pai da transformação,acordei para ir à escola e minha avó estava chorando muito.Tinha um som que nunca tinha ouvido,era o som dos tanques de guerra.Fui para frente de casa e vi os monstros deslizando em suas esteiras...Bom,desde então entendi uma coisa horrível( a gente pode morrer sem estar doente,por alguém que a gente nunca viu,por uma guerra que nem é nossa)...
Meu pai me falou, entre uma garfada de salada e arroz com feijão (por que os adultos falam de coisas horríveis para as crianças na hora das refeições?), que existia a possibilidade do mundo acabar, sem tanques, sem comunistas, sem o Brizola, sem os milícos.... Porque haviam feito uma bomba e que bastava levantar o gancho de um telefone ( o telefone vermelho) e o mundo explodiria.E bum fim do nosso PLANETA. Fim do sonho de me fantasiar de sereia naquele Carnaval.
44 anos depois eu fico lembrando minha infância,minha juventude, do tempo que iniciei minha formação política, dos finais de ano em outro laguinho na frente do colégio Julinho onde, independentemente de ter sido aprovado ou reprovado tomávamos banho para comemorar o fim das aulas.
Em 1970, eu fui fotografada sendo retirada pela polícia de dentro do lago porque, o diretor do JULINHO, achava aquilo tudo uma baderna daí então, chamava os "porco " para nos amedrontar!Nunca descobri se era por que os filhos do diretor eram colegas banhistas ou se porque éramos muito rápidos que ninguém nunca foi agredido de forma estúpida.Claro, melhor que agredir publicamente era desaparecer com os estudantes .Todos já esqueceram que matavam estudantes em 1970?Que em 64 tivemos nosso mundo detonado,policiais que invadiam nossas casas,DOPS, milicos torturavam nossos pais, prendiam e não davam mais notícias de nosso amigos,colegas e parentes? Tempos de DITADURA..
2009 feliz Ano Novo!!!!!!!
Novo em quê?
Ah!!!Novo por ter uma fiel representante BABY BOOMER -governando nosso nosso estado - e um altivo e fiel Boomer como Prefeito.
Puxa!!Os Boomers entraram o ano mandando baixar o pau e a garotada que protestou( assim como nossos pais e avós comunistas faziam no século passado) apanharam prá cacete!Foram algemados e presos, sabem porque?
Porque com certeza na visão ampla da Boomer do Palácio Piratini,estudante vai protestar contra aumento de passagem, em vez de estar se drogando....como os estudantes são desobedientes, acreditando que merecem estudar....!Penso que o casal de professores que hoje detém o poder em nossa capital, odeiam ser professores, detestam os jovens pobres que vão para a universidade de busão.
O RIO GRANDE do SUL é bizarro mesmo .Berço político de tantas pessoas geniais tinha que ter no poder uma Ditadora que é contra a greve dos professores (gente a YEDA é professora,mas nunca viveu do salário de professora).Será que em algum momento lembram quando ainda era estudantes em 64, a mulher perdeu completamente a memória.
Os sociológos mundiais dizem que o futuro do Planeta está na mão da geração boomers mas, aqui no sul, o casal de representantes boomres no governo contrariam esta tendência, mostrando que os antropófagos dos dias de hoje, continuam sendo aquelas pessoas que nunca estiveram engajadas no Partido Comunista. Os Professores da Violência estão no comando!O Prefeito aumenta as passagens e a governadora manda os "porco" bater e prender os estudantes.
Pra quem veio de gerações que estiveram ligadas ao anarquismo,ao comunismo e sobreviveu à Ditadura, ver seus filhos serem gravemente espancados é muito chocante. Mas enquanto isto a desgovernadora, vai afogando tudo que não pode fazer de sua vida mais uma caricatura da Ditadura do passado. UCA

Nenhum comentário :

Postar um comentário