1 de março de 2009

SOU FARRAPO.



Eu sempre costumo brincar que não nasci,escorreguei...ahahah.
Minha cegonha tinha uma asa quebrada, e por já estar muito cansada,se distraiu ao ouvir o som da festança que os Lanceiros Negros faziam a beira de uma fogueira. Era noite de comemoração... Festa pela Guerra dos Farrapos, todos já estavam bem borrachos, a pobre e esgualipada cegonha se perdeu no voo e pensou vou deixar este Absurdo aqui.
Não era para eu ter nascido aqui gente, mas já que aqui fui deixada como um presente aos Farroupilhas, não poderia ser diferente.
Data de nascimento 20 de Setembro, a maior festa do Rio Grande do Sul.
A REVOLUÇÃO FARROUPILHA teve como líderes: Bento Gonçalves, General Neto,tudo macho!
Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, Davi Canabarro, Vicente Ferrer de Almeida
, além de receber inspiração ideológica de italianos carbonários refugiados, como o cientista Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti, além de Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse a carbonária esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália. A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos contando com homens negros que aspiravam liberdade.
Minha sede de aventuras e explosão de hormônios acontecia a cada manhã quando ao fazer a fila de entrada na escola, a diretora dona ZELI mandava que cantássemos o HINO RIOGRANDENSE, tinha dias que meu pulmão ficava maior que balão de São João de tanto que eu gritava cantando o meu hino.Pois para mim aquele hino antes de tudo tinha sido feito para mim...


Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o vinte de setembro
O precursor da liberdade

Refrão
Mostremos valor constância
Nesta ímpia injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra


Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo..

Hoje eu sei que este hino não foi composto só para mim, mas sim para todos nos Brasileiros.

Peço a DEUS que o hino volte a tocar e que possamos canta-lo mais vezes.

Oxalá nos permita nunca esqueçer quem somos... nosso passado histórico e a força do sentimento de liberdade que guia nosso povo na luta contra a escravidão.
E como diz todo bom gaudério: " SE DIGO QUE FAÇO SÓ VOLTO DEPOIS DE FEITO."

- UCA

Nenhum comentário :

Postar um comentário