30 de outubro de 2009

CAMPOS NEUTRAIS, INÍCIO OU FIM.




Pois e não é que novamente estoi a cá, junto das capivaras, das gentes mais ao sul do sul, gente que gerou o gaúcho mais guapo, livre, miscigenação única, reunião de tipos e etnias que deu como resultado este povo Mergulhão, povo que agora me acolhe, povo pelo qual tenho respeito e gratidão. Aqui, o lugar escolhido para colocar em prática um desejo de criança,um sonho que surgiu a partir das luzes azuis dos olhos de minha avó, Dª Picucha, mulher gaúcha de quatro costados, parteira, benzedeira, rezadeira, tinha o dom de conversar com os ventos,assoprava e varria almas penadas,tirava mau-olahado de recem nascidos, descobria bruxas nas dobras das roupas no varal... alimentava sapos com pão dormido molhado em leite fresco da vaca Brasina,a pessoa que sempre era chamada quando alguém sem condições necessitava de cuidados especiais.Foi nos olhos dela que eu enxerguei a verdadeira compaixão e compaixão é assim, é feito vício, só não reconhece que necessita quem não conhece.
***
Um dia no ano passado, escrevi um scrap à um amigo... eu dizia que sentia saudades, de sentar no cordão da calçada, vendo a gurizada brincando e gritando atrás de uma bola, rua de chão batido, neguinho de pé descalço, as mães chamando os filhos para jantar...taí tô aqui para o que der e vier... la nave vá.
***

As terras entre a foz do arroio Chuí e o arroio Taim foram considerados “Campos Neutrais, para impedir choques entre os exércitos coloniais de Portugal e Espanha.

Nestes territórios, nem um, nem outro poderiam estabelecer tropas ou acampamentos, nem sequer criar povoados. Somente em 1821 os “Campos Neutrais” foram anexados ao Brasil.

A demarcação do povoado aconteceu em 1852, e no dia 19 de dezembro de 1855 foi o mesmo fundado por Manoel Corrêa Mirapalhete, grande fazendeiro da região.

Trinta e três anos depois, em 1888, o povoado foi elevado à condição de cidade. Cabe salientar que na virada do século, os imigrantes italianos que aportaram em Santa Vitória do Palmar, tiveram considerável influência na formação de seu povo.

Sua importância histórica, sua riqueza agropastoril, beleza panorâmica com pradarias de grama natural, as duas lagoas, Mirim e Mangueira e as lindas praias no oceano Atlântico fazem desta região uma das mais interessantes do estado.

Lagoa Mangueira:
Suas margens são das mais belas do mundo. Com seus 123 kms de comprimento atingem em algumas partes 30 km de largura ficando localizada entre as dunas que separam o município do oceano Atlântico e as imensas pradarias do seu território. Estas águas de cor verde-clara são também um incentivo a prática da pesca e ultimamente e as trilhas de turismo ecológico.

Reserva Ecológica do Taim:
A mais importante do Rio Grande do Sul, fica a 120 km da cidade com aceso direto pela BR. 471. São cerca de 33.000 hectares, num ecossistema dominantemente pantanoso, com vegetação e fauna típica.

Belos bosques circundam os banhados em anéis de figueiras e corticeiras que sede lugar as dunas na extensão intermediária com as praias litorâneas.

Aves aquáticas de numerosas espécies habitam os banhados além de inúmeras outras espécies de aves migrantes dos frios do sul destacando-se o Cisne de Pescoço Preto. Esta reserva é conhecida, admirada e estudada por turistas e pesquisadores de todas as partes do mundo.
***
O Coscoroba que tambem é conhecido como Cisne de Pescoço Preto, foi motivo de estudos pelo pessoal da zootecnia da UFRGS, mais o Scherer do Cema, Carlos Ruchel Oceanografo, eu e minha querida amiga Lígia Bignhetti, fotografa já falecida,a gente formou uma bela equipe que por dois anos acompanhou desde o acasalamento até a eclosão dos ovos e voo dos filhotes nascidos no Taim, tempos lindos aqueles, tantos sonhos, planos, sentimentos de amizade. Oxalá eu possa ainda ser a mesma criança cheia de sonhos de evolução. UCA

Um comentário :

  1. Oi Eliane.
    Fiquei encantado com a Dona Picucha. Em parte sou assim saudável e esbelto graças a rezas e benzeduras de mulheres como ela.
    Também tenho saudade de correr atrás de uma bola. E de você sentada na calçada assistindo ao jogo.
    Boa estadia aí em Campos Neurais. Não esqueça das areias de Ipanema.

    Um beijo.

    ResponderExcluir