14 de maio de 2011

Vanguarda Paranaense


Não falo do que não entendo e nem tão pouco faço elogios a quem não conheço.
Mas se existe algo que posso falar e elogiar é a versatilidade e desempenho fascinante nas modelagens das confecções paranaenses.
As mulheres paranaenses têm no seu inverno rigoroso e chuvoso um manancial enorme para criar e inovar. Sempre me chamou a atenção, pois sou rata de loja, tive uma ligação muito grande com o mundo das confecções, meu 1º trabalho foi como gerente de uma confecção masculina, eu adorava e vendia muito bem. Tempos depois, já trabalhando na área de produção de Flimes Públicitários fiz muitos comerciais como produtora de moda...é de berço, minha avó e minhas tias eram costureiras, tinham um atelier onde faziam alcochoados, toda linha de cama e mesa, tudo com muitas fitas, bordados, rendas...um mundo encantado. Uma coisa que minhas fadas madrinhas me ensinaram: a importância de se modelar peças com o mínimo de desperdiço possível.
Agora no sec. XXI temos que incluir um item mais importante: escolha dos materiais com os quais iremos trabalhar. Eu discuto muito sobre este tema com pessoas das mais diversas áreas de criação, lembrando que, mais do que nunca, a escolha é você quem faz, por todos nós.
Começa agora um novo mundo para todo Planeta.
Compras ecologicamente gostosas,produtos bonitos e com ótimo acabamento o que por si só garante a qualidade.
Os preços valem o que está sendo ofertado sem nenhuma dúvida.
Dê uma passeada pela loja virtual e se delicie com as novas tendências de inverno 2011.
Boas compras.
Eliane Mariah Lemos

ECOCHOICE: PRIMEIRA LOJA VIRTUAL E MULTIMARCAS DE MODA ECOLÓGICA NO BRASIL

Iniciativa pioneira de empresárias paranaenses destaca enorme potencial deste novo nicho de mercado

Dados de uma pesquisa do Ibope sobre o consumo no século XXI apontam que 63% dos brasileiros estão dispostos a mudar de estilo de vida para beneficiar o meio ambiente e que 71% pagariam mais por produtos que não causem danos à natureza. Aliado a este estudo vem o crescimento consistente das vendas pela internet, cujo faturamento em 2010 chegou à casa dos 14,8 bilhões de reais, um crescimento de 40% em relação a 2009. Foi de olho neste cenário que duas empresárias paranaenses, Carol Vermelho e Janete Schmidmeier, criaram a Ecochoice. A marca pretende suprir a carência de um nicho de mercado relativamente recente, porém muito promissor.

Tendo em mãos um investimento inicial pequeno para começar o negócio, a dupla de sócias vem superando dificuldades com muita criatividade, estudo sobre o mercado e uma dose de ousadia, que as tem garantido parcerias interessantes com empresas que acreditam no potencial da Ecochoice. “Queremos mostrar às pessoas que sim, é possível ter um consumo mais consciente sem abrir mão de estilo e qualidade. Para isso, estamos apostando em produtos bacanas, longe daquela percepção de ‘ativismo’ ou ‘produto para bicho grilo’ que costuma-se ter da moda ecológica”, conta Carol, destacando que a preocupação da Ecochoice foi, desde o começo, apostar numa gama de produtos bastante variada, que atingisse vários públicos, mas com grande comprometimento com qualidade e origem.

Janete Schmidmeier explica que, hoje, há empresas que pregam ser ecológicas, mas no fundo não passam de uma enganação para o consumidor. “Fazemos uma busca minuciosa pelos melhores fabricantes deste segmento, sempre avaliando qualidade e honestidade no ramo de ecológicos. Este é um trabalho que realizamos incessantemente, pois queremos trazer novidades para nossos consumidores. Prestes a completar um ano de empresa, já contamos com excelente portfólio de marcas”, revela, listando alguns de seus principais fornecedores, entre eles a Joyful, a Raiz da Terra e as novatas Ecowish e Irmãs Green (roupas), a Tuitá (sapatos, bolsas e malas), a Chá & Arte e Cativa Natureza (cosméticos), a Ecossocial (linha de papelaria) e a Laços (homewear). Estamos focando também no apoio a vários artesãos que com seu trabalho e criatividade ajudam a transformar lixo em luxo, é o caso dos trabalhos de Rislene Risse (carteiras), Zezé Vermelho (cabideiros) e Desiree Sessegolo (vidro reciclável). “Não vamos parar por aí”, diz Carol Vermelho, “nossa meta é ter, pelo menos, duas novidades por mês”!

Além dessas marcas, a Ecochoice é apoiadora de do projeto social realizado com as catadoras de lixo da cidade de Araucária, também no Paraná, que produz bio jóias a partir do vidro descartado. “Este apoio a projetos sociais torna o trabalho bastante gratificante. Pretendemos ampliar, e muito, a linha de produtos feitos em projetos como este”, comentam as sócias, destacando que a aposta numa loja virtual foi o melhor caminho para garantir o acesso ao maior número de pessoas à Ecochoice, pois assim não há limitação geográfica.

O mercado de produtos ecológicos está apenas engatinhando no Brasil. Já há muitas e boas iniciativas, e as empresárias da Ecochoice acreditam que estão no caminho certo, apesar de ainda identificarem desafios. “A moda ecológica ainda é uma desconhecida do grande público, que a compara com produtos sem charme e rústicos demais. Outro problema é o preço, pois como a matéria-prima e a produção ainda não estão amplamente difundidas, os custos são mais altos, encarecendo o preço final dos produtos”, comenta Janete. Para ela, outro ponto que precisa ser superado é a barreira da padronização de tamanhos nas confecções brasileiras. -“Como não temos esta padronização, as pessoas ficam mais inseguras para efetuar a compra de vestuário pela internet. Mas estamos investindo em formas de apresentar o nosso produto com o máximo de clareza para o consumidor, com muitas fotos e descrição detalhada sobre medidas, características, caimento, entre outros itens que levam as pessoas a decidirem pela compra de uma peça de roupa.”

Sobre as sócias da Ecochoice:

Tanto Carol Vermelho quanto Janete Schmidmeier são mães de duas meninas cada. Muito mais do que sócias de um negócio, elas se dizem mães unidas por um ideal de contribuir para a construção de um planeta melhor para futuras gerações.

Carol, 34 anos, casada, é administradora formada pela UFPR e com pós-graduação em gestão empresarial pela PUC-PR. Trabalhou 12 anos na iniciativa privadas em grandes empresas de varejo atuando principalmente nas áreas de Marketing, Gestão e RH.

Janete, 38 anos, também casada e administradora formada pela UFPR, possui experiência de 15 anos em grandes empresas na área de Gestão e RH. Também gerenciou a unidade de empresa prestadora de serviços focada em trade marketing por dois anos.

Serviço:

www.ecochoice.com.br

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