20 de setembro de 2016





Os Baby Boomers: A geração da TV (1950/1960)

Os Baby Boomers compreendem os nascidos entre a década de 1950 e 1960. O termo "Baby Boomer" é usado como referência aos “filhos” do baby boom, explosão demográfica pós-Segunda Guerra Mundial, que ocorreu em maior escala nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Mais do que uma explosão demográfica, essa foi uma transformação cultural. A ascensão da televisão moldou o comportamento desses jovens, visto que ela servia como mensageira e mobilizadora, e ainda retratava a juventude como um grande acontecimento. Essa geração participou da revolução dos anos 1960,  o que mudou não só o papel das mulheres na sociedade, mas também o papel dos jovens. Eles desenvolveram sua própria cultura, pelo fato de existir um grande abismo entre eles e seus pais. Devido a isso, criaram seu estilo de vida próprio e tinham a televisão como principal ferramenta de comunicação.

Dessa geração surgiram os ideais de liberdade, o feminismo e os movimentos civis a favor dos negros e homossexuais. O comportamento hippie também surgiu nessa época e junto a ele, protestos contra a Guerra Fria e a Guerra do Vietnã. No Brasil, a geração foi marcada pelos festivais de música, que eram uma forma de expressão político-ideológica dos jovens diante da repressão.
Segundo explica o publicitário André Oliveira, diretor de Trending, Mapeamento e Análise de Tendências da Box 1824, os Baby Boomers foram importantes para a conquista de várias causas sociais no século passado. “Eles foram agentes de grandes transformações, a começar pelo debate do papel da mulher, quebrando, além disso, barreiras políticas. Eles foram a juventude que saiu de casa para morar sozinha, pregando a paz, o amor e o sexo livre. Essa geração foi muito contestadora e isso catalisou uma série de mudanças, muitas das quais a gente vive até hoje”, conta André.Um baby boomer é uma pessoa nascida entre 1946 e 1964 na Europa (especialmente Grã Bretanha e França), Estados Unidos, Canadá ou Austrália.[1] Depois da segunda guerra mundial estes países experimentaram um súbito aumento de natalidade, que ficou conhecido como baby boom.[2]

A geração baby boomer torna-se uma parte substancial da população norte-americana. Representando cerca de 20% do público americano, os baby boomers têm impacto significativo sobre a economia. Como resultado, os baby boomers são muitas vezes o foco de campanhas de marketing e planos de negócios.
 1. GERAÇÃO BABY BOOMERS
Acadêmicos justificam o fato, explicando que o ser humano tem uma característica de aumentar a reprodução quando se sente ameaçado ou em perigo por determinados períodos, que foi o caso da Segunda Grande Guerra. Na prática, no entanto, se consideram como Baby Boomers os nascidos entre 1946 e 1964, separados em duas gerações:
a) Primeiros Boomers (1946 a 1954)
b) Boomers posteriores (1955 a 1964)
São os considerados pais da Geração X e avós da Geração Y e parte da Geração Z.
1.1 Comportamento
Os baby boomers surgiram na época da globalização, marcada por fatos como: a ida do homem à lua, o capitalismo e o consumismo, o Rock and Roll, o movimento Hippie, a contestação política e social ,os movimentos pela paz, a guerra do Vietnã, a ideologia libertária e o feminismo, entre muitos outros movimentos que mudaram a sociedade. Tais fatores influenciaram o modo de pensar e agir dessa geração, que é contestadora e marcada pelas lutas por seus direitos.
A geração Baby Boomers trouxe ao mercado de trabalho valores como a preocupação com a qualidade de vida, o inconformismo, a busca de autonomia e a lealdade a si mesmo e com a organização. Esta foi uma grande revolução no entendimento da força de trabalho que foi modificada em escalas nas gerações sucessoras.
Nos dias atuais, os Baby Boomers estão em fase de mudança, revendo suas carreiras e pensando no seu pós-carreira. A grande revolução desta fase é que estão vivendo mais e não estão interessados em “relaxar”, ao contrário, querem continuar produzindo já que são pessoas saudáveis e bem dispostas. O conhecimento acumulado e a experiência que tal geração detém devem ser compartilhados e não podem ser desperdiçados. As empresas buscam aproveitar toda essa disposição e experiência em sua gestão do conhecimento, transformando o que ainda é tácito em explicito.
1.2 Características
As principais características da Geração de Baby Boomers que se pode determinar são:
  • Possui renda mais consolidada;
  • Tem um padrão de vida mais estável;
  • Sofre pouca influência da marca no momento da compra;
  • Valoriza a experiência;
  • Apresenta maior preferência por produtos de alta qualidade;
  • Prefere qualidade a quantidade;
  • Não se influencia facilmente por outras pessoas;
  • Não vê o preço como obstáculo para perseguir um desejo;
  • É firme e maduro nas decisões;
1.3 Conflito
Muito se tem falado nas diversidades de gerações encontradas hoje nas empresas e como se dá esta convivência. Com relação à geração Baby Boomers, este valoriza a experiência e o tempo de empresa.
Por este fato um dos principais conflitos entre a geração Baby Boomers com as demais é aceitar se subordinar a gerações posteriores, pois o poder e o saber são fatores importantes para estes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A definição de Gerações engloba o conjunto de indivíduos nascidos em uma mesma época, influenciados por um determinado contexto histórico, comportamentos que causam impactos diretos na evolução da sociedade. Hoje, as pessoas convivem dentro de um ambiente empresarial com diferentes gerações, que possuem valores e práticas distintas, cada uma com suas qualidades e defeitos. Por isso, é imprescindível, o estudo de cada geração, suas características, comportamento e conflitos entre si.
Hoje, o grande desafio do mercado de trabalho é gerir de maneira eficiente as diversas gerações que existem dentro da empresa, criando políticas e práticas capazes de integrar pessoas com pensamentos e valores completamente diferentes.  Entretanto, não são apenas as empresas devem correr atrás de práticas capazes de equilibrar conflitos e amenizar o clima do ambiente, está deve ser uma competência social e de integração de qualquer profissional.
  Contudo, todas as gerações trazem características importantes e relevantes para o mercado de trabalho e para a sociedade. Quando se aprende a utilizar de maneira eficiente os aspectos positivos de cada geração, consegui-se reunir a experiência dos veteranos e baby boomers, a praticidade dos X e a vitalidade e inovação dos Y alinhado e estruturado as metas e objetivos da empresa.
REFERÊNCIAS
FERNANDES, Helenita. Geração Baby Boomers. 18 ago 2010. Disponível em: <http://gpn.pepelavandeira.com.br/pos-carreira-%E2%80%93-geracao-baby-boomers/>. Acesso em: 08 Ago 2011
KULLOCK, Eline. Por que as gerações estão no nosso foco?. 07 Maio 2010. Disponível em: <http://www.focoemgeracoes.com.br/index.php/por-que-as-geracoes-estao-no-nosso-foco/>. Acesso em 09 Ago 2011
MACEDO, Viviane. Relacionamento entre gerações é grande desafio das empresas: veja as características de cada uma delas. 13 Mar 2011. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/empregos/ultimas-noticias/2011/03/19/relacionamento-entre-geracoes-e-grande-desafio-das-empresas-veja-as-caracteristicas-de-cada-uma-delas.jhtm>. Acesso em 10 Ago 2011
MANSUR, Beto. A Geração Baby Boomers. 2 Ago 2011. Disponível em: < http://www.abmeseduca.com/?p=2278>. Acesso em: 08 Ago 2011
Olhar Digital. Geração X, Y e Baby Boomers: quem são?. 10 Abril 2011. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/geracao_y_conheca_os_jovens_que_nasceram_junto_da_revolucao_tecnologica>. Acesso em: 10 Ago 2011
SERRANO, Daniel Portillo. Geração Baby Boomers. 27 Jun 2010. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Geracao_Baby_Boomer.htm>. Acesso em: 08 Ago 2011
TURCI, Fábio. Funcionários com valores diferentes geram conflitos em empresas. 17 Nov 2010. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/11/funcionarios-de-valores-diferentes-geram-conflitos-em-empresas.html>. Acesso em: 09 Ago 2011

Nenhum comentário :

Postar um comentário