14 de fevereiro de 2011

Criatividade e Receptividade...Amor Aquariano


Rilke e Lou Salomé

Munique, 1897 – Rilke tinha 22 anos, e Lou, 36. Casada e já conhecida no meio intelectual, Lou desencadeou no jovem René uma amizade complexa, uma mistura de admiração, cumplicidade intelectual e paixão. Foi por influência da escritora que o poeta passou a assinar Rainer – segundo ela, um nome mais masculino e condizente com o poeta que ele pretendia ser.
  


Tira-me a luz dos olhos: continuarei a ver-te
Tapa-me os ouvidos, continuarei a ouvir-te
E embora sem pés caminharei para ti
E já sem boca poderei ainda convocar-te.
Arranca-me os braços: continuarei abraçando-te
Com o meu coração como com a mão
Arranca-me o coração: ficará o cérebro
E se o cérebro me incendiares também por fim
Hei-de então levar-te no meu sangue.

Poema publicado no Livro das Horas.

“Gosta de rosas?


 Parece-me agora que todas as rosas do mundo florescem para ti e graças a ti –


 e que apenas uma generosa renúncia tua permite à Primavera mantê-las e fingir que são delas”

-Rilke a Lou Andreas Salomé, Correspondência Amorosa

Um comentário :

  1. Uau, Eliane. Que belo poema de amor, desconhecido para mim até este momento. Valeu a revelação.

    Beijo.

    ResponderExcluir